Ouça Ao Vivo Ouça Ao Vivo
« Voltar

Notícias Procon dá dicas para você acertar o presente da sua mãe

No próximo domingo (13) é comemorado o Dia das Mães. Se você deixou para comprar o presente na última hora, fique atente às dicas do Procon para não ser pego de surpresa.

- É muito comum deixar-se levar pelo impulso quando a compra é feita de última hora. O Procon recomenda escolher o produto com cuidado, sempre de olho no preço para que ele se enquadre em seu orçamento.

- Questione no momento da compra se é possível trocar o produto, peça para colocar na nota fiscal o prazo para a troca, pois a loja não tem o dever imediato de trocar qualquer mercadoria se não apresentar problemas, mesmo que seja objeto de presente.

- Se o produto for algum item de vestuário, peça para o lojista colocar na nota fiscal as características em relação a cor, modelo e tamanho. Fica mais fácil para efetuar a troca se, por exemplo, a roupa não for do tamanho correto ou da cor que agrada a sua mãe.

- Perfumes nacionais ou importados devem ter as informações da embalagem em língua portuguesa.

- Se for comprar um celular, prefira as lojas autorizadas para garantir a procedência e a habilitação.

- Nas compras feitas por telefone, catálogo e Internet, ou seja, fora da loja, exija o comprovante da data de entrega. O prazo para desistir da compra é de sete dias, a partir da confirmação ou da entrega do produto.

- Fique atento ao valor do serviço ou produto para cada modalidade de pagamento oferecida.

- O estabelecimento pode, se quiser, oferecer desconto conforme a forma de pagamento, seja por meio de dinheiro, cartões e cheque.

- No caso do parcelamento observe se os juros incluídos nas parcelas, além de eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra ou contratação.

- Pedir a nota fiscal é fundamental para resguardar seus direitos, em caso de problemas.

Fonte: Decom PMT

IMAGENS