Brasileiros que viajarão para o exterior podem receber a segunda dose em intervalo de tempo menor

Com a comprovação das duas doses da vacina contra a Covid-19 necessária para que o cidadão venha a realizar viagens internacionais, o Ministério da Saúde adotou novas medidas que proporcionarão mais agilidade neste processo. Assim, Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia a partir desta segunda-feira (25) a redução do intervalo entre as vacinas para esses casos.

Agora, o intervalo entre as doses da vacina para os brasileiros que possuem viagens marcadas para o exterior diminuiu, e o espaço de tempo entre uma dose e outra do laboratório Pfizer passa a ser de no mínimo 21 dias, e 28 dias para as vacinas da AstraZeneca.

Levando em conta que nem todos os países aceitam a vacina do laboratório CoronaVac/Butantan, foi autorizada também a aplicação de uma terceira dose de outro imunizante, o qual seja aceito pelo país de destino, para as pessoas que receberam a aplicação desta vacina. Neste caso, o intervalo mínimo entre o esquema vacinal completo e a terceira dose de outro laboratório é de 28 dias.

Vale lembrar que a campanha de vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina (clique aqui), perante agendamento prévio, ou também na sala central da Policlínica, das 8 às 21 horas. O Centro de Vacinação implantado na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva  continua com os trabalhos de vacinação das 9 às 19 horas.

Imagem: Divulgação/PMT
Fonte: DECOM-PMT https://www.tubarao.sc.gov.br/noticias/ver/2021/10/brasileiros-que-viajarao-para-o-exterior-podem-receber-a-segunda-dose-em-intervalo-de-tempo-menor