IPVA MAIS CARO EM 2022

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual pago anualmente pelos proprietários de veículos. O valor a ser pago no ano de 2022 já está disponível para consulta no site do detran de santa catarine (clique e acesse), já o vencimento varia de acordo com a placa do veiculo.

A alíquota do imposto varia de acordo com cada Estado, em Santa Catarina as alíquotas são as seguintes:

Veículos de passeio, utilitários e motor home, nacionais ou estrangeiros: 2%
Veículos de duas ou três rodas e os de transporte de cargas ou coletivos, nacionais ou estrangeiros: 1% Veículos utilizados para aluguel: 1%, Transporte de terraplanagem: 0,5%
Os valores são calculados com base no valor de mercado do veiculo (indicado pela tabela fipe – Clique a consulte o seu veiculo)

Em bora em a alíquota não tenha aumentado em relação ao último ano o que fez com que o valor do IPVA aumentasse foi o próprio aumento do preço dos veículos que gerou o aumento do valor a ser pago. Nos últimos meses vimos algo que dificilmente era visto antes, a valorização do preço dos veículos, o comum era a desvalorização, mas o correu o contrário, veículos que em 2019 custavam 26 mil, hoje custam 34, veículos de 80 mil, hoje custam 100. Deste modo com a valorização dos veículos e o aumento do preço de mercado, aumentou o valor final do IPVA a ser pago.

Há ainda a possibilidade de isenção do IPVA par algumas pessoas, veja quando é possível:

  • Veículos de propriedade de pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autista, ou de seu responsável legal, para uso do deficiente ou autista.
  • Veículos terrestres e de embarcações de bombeiros voluntários devidamente registradas e reconhecidas como de utilidade pública.
  • Táxis, instituições de educação e de assistência social, associações de pais e amigos de excepcionais legalmente constituídas;  
  • Veículos com 30 anos ou mais.